Você sabe que é possível fazer compras online e fisicamente e ainda receber parte do dinheiro de volta?! Pois é, agora é possível! Chamamos essa nova modalidade de fidelizar clientes de cashback e ela está cada vez mais popular no Brasil.
Esse serviço, oferecido por empresas e bancos, permite que os consumidores acumulem créditos a partir de suas compras e recebam parte desse valor de volta, seja diretamente na conta bancária ou como crédito para futuras compras.
Legal, não é mesmo?! Aliás, vem com a gente que vamos te ensinar mais sobre como obter este benefício:
Cashback: o que é? Vale a pena? Como funciona?
O que é cashback?
O termo Cashback vem do inglês e traduzindo significa literalmente “dinheiro de volta”.
Funciona como num programa de recompensas de milhas ou os pontos. Nos países da América do Norte, esses programas surgiram na década de 90 e hoje são bastante populares entre os clientes de empresas de cartão de crédito.
Zoom, PicPay e Dinerama são outras empresas reconhecidas por estes serviços.
O que as empresas ganham com isso?
Os cashbacks são impulsionados, e muito, pela visibilidade dos comércios que são anunciados em grandes plataformas que oferecem esse serviço. Dessa forma, mais pessoas são alcançadas, as quais podem se tornar futuros clientes. Se o atendimento for bom e o usuário perceber valor no serviço, juntamente com o benefício adicional de ter o dinheiro devolvido, um vínculo de fidelidade é criado com as lojas por esses consumidores – o que, a longo prazo, pode resultar em mais lucros do que prejuízos para quem realiza a ação. Logo, não se engane achando que parte do seu dinheiro está sendo devolvida pelas empresas, elas ganham muito cobrando das marcas a visibilidade que traz para elas.
Quais são os tipos de cashback?
Os cashbacks variam de acordo com as empresas. Alguns deles oferecem a opção de receber o dinheiro de volta diretamente na conta, enquanto outros permitem apenas que o valor seja armazenado numa espécie de “carteira digital”, que pode ser utilizada para descontar o custo de compras futuras. É fundamental verificar o tipo de cashback oferecido por cada serviço para determinar qual é mais vantajoso para você. Para quem está querendo uma renda extra, aqueles que devolvem dinheiro em conta é a melhor opção.
Os cashbacks são oferecidos por empresas especializadas em programas de fidelidade como as citadas anteriormente ou pelas próprias marcas através de promoções especificas. Marcas como Unilever, P&G, JBS e muitas outras tem cada dia mais gerando os cashbacks diretamente aos seus clientes.
Como funciona?
Diversas lojas, sejam elas físicas ou virtuais, já usam essa mecânica.
Como receber dinheiro de volta em compras online:
Para receber cashback em compras online é preciso seguir alguns passos:
- Faça o cadastro nas plataformas que oferecem o dinheiro de volta;
- Procure (na plataforma de cashback) o site em que deseja fazer a compra;
- Verifique os termos e condições de uso. Se há valor mínimo, se precisará realizar numa conta de mesmo e-mail, algum produto especifico, etc.
- Abra o site da loja pelo site de cashback;
- Realize a compra.
Com a compra aprovada, o cashback é processado. Após isto, conseguimos resgatar o valor direto na conta bancária, sem pagar nada por isso.
Mas atenção: na maioria das vezes, é necessário um valor mínimo para realizar o resgate. O Méliuz, por exemplo, exige acumularmos R$ 20,00.
Outro ponto que exige cautela é que o valor, na maioria das situações, não fica disponível imediatamente após a compra e sim, depois de uma semana ou 30 dias. Aliás, isso também varia de plataforma para plataforma.
Como receber dinheiro de volta em compras físicas:
Para receber cashback em lojas físicas vai depender do programa e do estabelecimento. Basicamente, estes são os passos:
- Faça o cadastro nas plataformas que oferecem o dinheiro de volta através de nota fiscal;
- Procure (na plataforma de cashback) o produto que deseja comprar;
- Verifique os termos e condições de uso. Se há quantidade máxima de produto, se há condição por peso ou sabor, etc.
- Ative a oferta. Somente se for necessário, muitas plataformas já não exigem isto!
- Vá até o mercado e realize a compra do produto e guarde o cupom fiscal;
- Dentro das próximas horas, acesse o aplicativo da plataforma e realize a leitura do código QR ou envie a chave número do cupom ou nota fiscal.
Os cashbacks em lojas físicas são uma ótima opção para quem quer economizar no mercado!
Outra opção é ficar atento as promoções que as marcas realizam. Constantemente, divulgamos em nossas redes sociais e grupo do Facebook promoções que estão acontecendo. Venha participar você também!
Pingback: Ideias para Renda Extra em Casa - Casa Próspera